quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sem a pretensão de exaurir o tema

Ô clichezinho torpe! Vai ser abusado assim longe!

Permita-me uma grosseria. Suponho que você nem saiba o que é um artigo de revisão. Não porque seja desinformado, mas porque não é um caminho metodológico com o qual nossas escolas de Direito costumam lidar.

É num artigo de revisão que o autor intenta dissecar por inteiro o assunto que escolheu para pesquisar, inserindo TODAS as contribuições científicas relevantes a ele relativas. Por isso, acho muitíssimo provável que
a informação (de que você não vai exaurir seu belo tema) seja completamente dispensável. Pra ser mais preciso, nem um artigo de revisão esgota um tema. Ele pode até esgotar o histórico da pesquisa realizada até o momento em que é feito. Entretanto, se é um debate verdadeiramente científico, é da sua essência que nunca se acabe.

Exemplos de “delícias” – essa sim, merece aspas – com as quais esbarramos o tempo todo:

clareza solar;
requinte de crueldade;
ínclitos julgadores;
não merece prosperar;
festejado autor;
por ser medida da mais pura e lídima JUSTIÇA!


Vindas de um estudante, até se perdoa. Mas é inadmissível que um profissional do Direito não tenha uma carga de leitura suficiente para perceber que esses ditos já estão mais que desgastados.

Aos olhos dos mais cultos e minimamente exigentes, um simples “ledo engano” é capaz de destruir a imagem do seu reprodutor, que passa a ser visto como alguém incapaz de inovar. É o tipo de expressão que, de tão enfadonha, casa bem com uma situação jocosa. Não é o caso da sua petição nem do seu artigo, certo?

Guerra aos clichês! Vivas à criatividade!

PS: Se você acha que isso tudo é chatice minha e, por acaso, além de estudante de Direito, é flamenguista, católico, tem inveja dos ministros do STF e uma imitação de iPod na gaveta, nem precisa clicar aí embaixo e comentar.

3 comentários:

Isadora disse...

Tem post que eu fico boiando! ¬¬

Unknown disse...

Eu achei um absurdo - o erro - e, ao mesmo tempo, adorei - a parte do 'PS' foi ótima - esse post!

VI. disse...

- Frio e calculista
- A nível de
- Nos dias de hoje

Tem umas coisas que já cansei de ler e ficar escrevendo .

Postar um comentário