sábado, 14 de agosto de 2010

Por que não citar a Wikipédia em artigos científicos

Cena 1
O estudante de Direito [pode ser de graduação ou pós] está em sua casa dando um duro danado pra fazer um artigo sobre transconstitucionalismo, que seu professor requisitou como avaliação da disciplina. Percebeu que precisará fazer uma pequena digressão sobre globalização na introdução, já que seu tema não é habitual. Mesmo tendo trazido 8 livros da biblioteca, nosso amigo não encontra um bom conceito de globalização que possa parafrasear. Joga no Google e encontra algumas informações que encaixam perfeitamente no espaço que havia ficado. Entretanto, estão na Wikipédia. E agora?

Cena 2
O professor está corrigindo os artigos e crava os olhos na nota de rodapé aberta para fazer referência à Wikipédia. Lembra-se do que disse em sala de aula: “Sejam neuróticos com as fontes. Nunca deixem de informar o leitor sobre a origem da informação que faz parte da pesquisa de vocês. Nós estamos aqui para fazer ciência. Um artigo é escrito para ser lido por outras pessoas, não pelos próprios autores...”

Cena 3
Na aula seguinte, outro aluno faz a defesa do colega que teve sua nota diminuída: “Professor, com todo respeito, acho que o senhor está desatualizado. Eu li uma pesquisa da revista Nature que diz que a Wikipédia é tão precisa quanto a Enciclopédia Britânica. Como o senhor pode dizer que ela não é uma fonte séria?”

O início de discussão relatado acima é só um exemplo fictício do que talvez aconteça cotidianamente. A menos que sua IES tenha proibido o uso da Wikipédia como fonte bibliográfica, o debate está aberto.

Considero que a questão passa por algo anterior. Qual a utilidade das referências bibliográficas? Resposta: permitir a rastreabilidade da sua produção acadêmica (artigo, monografia, dissertação, tese etc.). O que o professor fala na cena 2 está corretíssimo. Quem vai ler seu texto precisa ter a opção de checar diretamente na fonte. Todo mínimo avanço científico se apoia no que já foi descoberto anteriormente. Isso pressupõe a responsabilidade dos autores/pesquisadores sobre suas publicações.

Longe de desprezar a importância da Wikipédia (e de outras fontes que se utilizam do formato Wiki) no contexto atual de democratização da informação, o fato é que ninguém pode ser responsabilizado pelo que está lá.

Caso o senso comum sobre um conceito seja suficiente para o seu trabalho, é válida a menção à enciclopédia aberta. Também é igualmente válida a dispensa de referência. Afinal, mesmo num trabalho científico, há informações que não têm dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário